cólera-morbo - ορισμός. Τι είναι το cólera-morbo
Diclib.com
Λεξικό ChatGPT
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από την τεχνητή νοημοσύνη ChatGPT

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

Τι (ποιος) είναι cólera-morbo - ορισμός

Cólera morbus; Colera morbus; Cólera Morbus; Cólera-morbus; Cholera morbus; Cólera (doença); Cholera-morbus
  • As abluções rituais com água do [[Rio Ganges]] são um dos principais fatores que geram epidemias de Cólera na Índia
  • Distribuição da Cólera no mundo

Cólera (banda)         
BANDA PAULISTA DE PUNK ROCK
Banda Cólera
Cólera é uma banda brasileira de punk rock formada em 1979, sendo uma das pioneiras do movimento punk do país.
cólera         
sf (gr kholéra)
1 Impulso violento, ira, irritação forte que incita contra aquele que nos ofende ou indigna.
2 Sentimento de justiça que se atribui a Deus, quando castiga as culpas dos homens.
3 Ferocidade de animais.
4 Med e Vet Nome comum a várias doenças do homem e dos animais domésticos, das quais um dos característicos são os graves sintomas gastrintestinais.
5 Ímpeto
Antôns (acepção 1): serenidade, moderação
C. aviária:
doença septicêmica aguda, contagiosa, de aves, caracterizada por febre, debilidade, diarréia e hemorragias petequiais nas membranas mucosas, e causada pela bactéria Pasteurella multocida. É altamente destrutiva para todos os tipos de aves domésticas e a maioria das selvagens
C. dos suínos: doença virulenta, altamente infecciosa e muitas vezes fatal, dos suínos, caracterizada por febre, perda do apetite, diarréia, hemorragias petequiais, especialmente nos rins e glândulas linfáticas, e, em casos crônicos, ulceração intestinal, muitas vezes complicada pela ulceração secundária causada pela bactéria da enterite necrótica
C. infantil: desordem intestinal diarréica, não contagiosa, muitas vezes fatal, de crianças na primeira infância, outrora comum em regiões quentes e úmidas, mas rara agora
C.-morbo: doença endemoepidêmica, de origem asiática, caracterizada por grandes evacuações, fraqueza e resfriamento, causada pelo bacilo coma (Vibrio comma), contido nas evacuações intestinais dos doentes e disseminado pela água ingerida
C.-nostras: o mesmo que colerina.
sm (gr kholéra) Med e Vet O mesmo que cólera1, acepção 4.
Cólera         
f.
Paixão, irritação, produzida por offensa, ou por um facto que indigna.
Sentimento de justiça, que se attribue a Deus.
Ferocidade (de animaes).
Doença, caracterizada por grandes evacuações, fraqueza e resfriamento.
O mesmo que chólera.
(V. chólera)
Fig.
Ímpeto.
(Lat. cholera, gr. kholera, goteira)

Βικιπαίδεια

Cólera

Cólera é uma infeção do intestino delgado por algumas estirpes das bactérias Vibrio cholerae. Os sintomas podem variar entre nenhum, moderados ou graves. O sintoma clássico é a grande quantidade de diarreia aquosa com duração de alguns dias. Podem também ocorrer vómitos e cãibras musculares. A diarreia pode ser de tal forma grave que em poucas horas provoca grave desidratação e distúrbio eletrolítico. Isto pode levar a que os olhos se afundem nas órbitas, à diminuição de elasticidade da pele e ao enrugamento das mãos e dos pés. A desidratação pode ainda provocar a coloração azulada da pele. A manifestação de sintomas tem início entre duas horas e cinco dias após a infeção.

A cólera é causada por uma série de tipos da bactéria Vibrio cholerae. Determinados tipos dão origem a formas mais graves da doença do que outros. A doença transmite-se principalmente através da água e de alimentos contaminados com fezes humanas com presença das bactérias. O marisco mal cozinhado é uma das principais fontes de cólera. Os seres humanos são o único animal afetado. Os fatores de risco incluem saneamento insuficiente, escassez de água potável e a pobreza. Existe o receio de que a subida do nível do mar irá aumentar a prevalência da doença. A cólera pode ser diagnosticada através da análise das fezes. Estão disponíveis testes rápidos com tiras reagentes, mas a sua precisão é menor.

A prevenção envolve a melhora das condições de saneamento e do acesso a água potável. A vacina contra a cólera, administrada por via oral, oferece proteção razoável por um período de seis meses, protegendo também contra outro tipo de diarreia causado por E. coli. O tratamento de primeira linha é a terapia de reidratação oral, em que os líquidos perdidos são repostos por soluções salinas e ligeiramente doces. São preferidas soluções à base de arroz. A suplementação com zinco é útil em crianças. Em casos graves da doença pode ser necessária a administração de líquidos por via intravenosa com, por exemplo, solução de Ringer. Os antibióticos podem ser benéficos. Os exames para determinar a que antibiótico é que a cólera é suscetível ajudam a seleção.

Estima-se que a cólera afete 3–5 milhões de pessoas em todo o mundo e tenha sido a causa de 58 000–130 000 mortes em 2010. Embora atualmente seja considerada uma pandemia, a doença é rara em países desenvolvidos. As crianças são o principal grupo etário afetado. A cólera ocorre tanto em surtos como de forma endémica em determinadas regiões. As áreas em maior risco são a África e o sudeste asiático. Embora o risco de morte entre as pessoas infetadas seja geralmente inferior a 5%, em alguns grupos sem acesso a tratamentos pode chegar aos 50%. Os primeiros registos de descrição da cólera, em sânscrito, datam do século V. O estudo da doença por John Snow entre 1849 e 1854 levou a progressos significativos no campo da epidemiologia.